Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Admirarás Kieslowski

Existe cinema na Polônia. Inclusive, um dos mais geniais cineastas é de lá. Krzysztof Kieslowski fez filmes inesquecíveis e inexplicáveis, e alguns destes estão passando na Casa de Cultura Mário Quintana, até sábado, às 20:30, só 2 pila – com legendas em espanhol. Trata-se do Decálogo, uma série de 10 médias-metragens originalmente produzidos para a TV. Espetaculares. Estou tentando ver os 10 (já vi 6 – estou merecendo um certificado).

Não é algo sobre o qual se fale sem entrar em devaneios teóricos profundíssimos e eu estou com sono demais para devanear profundamente.

Mas tenho que observar aqui as particularidades dos títulos. Em polonês, cada filme tem como nome o seu número. Assim, o segundo episódio se chama II. No Brasil, sempre com a criatividade intangível das pessoas, chamam os filmes pelo seu respectivo mandamento (digo “chamam” mas poderiam dizer “apelidam”, já que nunca foram lançados aqui, a não ser a versão longa dos episódios 5 e 6). Ficou ótima essa saída, aliás; títulos como Não Matarás ou Honrarás pai e mãe não é todo dia que se encontra. O que eu não compreendo é como é que traduziram o episódio 6 – lançado aqui em VHS – como Não amarás, se isso, obviamente (e eu demorei anos para perceber), não é um mandamento.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.