Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Blecaute vale a pena

Tom Wolfe, falando na Veja desta semana sobre telejornalismo nos Estados Unidos (nos Estados Unidos. No Brasil, seguramente não é assim - e não estou sendo sarcástico):

O problema com a televisão é que não existe reportagem. Os âncoras viajam apenas ocasionalmente para entrevistar algum chefe de Estado. O próprio Dan Rather entrevistou Saddam Hussein antes da guerra. Ou seja, eles vão ouvir as mentiras oficiais em pessoa. A televisão tira pelo menos 90% de suas notícias dos jornais. Quando ocorre um incidente como esse da CBS, a primeira coisa que os executivos de televisão e seus prepostos perguntam aos jornalistas é: "Onde é que vocês leram essa notícia?". E, se eles dizem que foram eles mesmos que apuraram o fato, a reação é de choque: "Vocês mesmos apuraram? Estão loucos?".

Ele está lançando o livro Eu Sou Charlotte Simmons, sobre a vida dos estudantes nas universidades norte-americanas.
Falando sobre o 11 de setembro, ele diz que nos dias posteriores aos atentados as pessoas em Nova Iorque estavam mais gentis, e completa:

Mas é assim com qualquer tipo de desastre: as pessoas se tornam mais polidas. O mesmo se dá quando há um blecaute – e o blecaute quase vale a pena, só para estar cercado de pessoas cordatas, para variar um pouco.