Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Falando de bolachas

fominha.jpg

Houve um tempo em que todo dia eu comia bolachas recheadas. Nesses tempo, lá pelo ano 2000, quando me mudei pra porto alegre e passava grande parte do dia na faculdade, um dos maiores parezeres gastronômicos que eu tinha era chegar em casa e comer Fominhas de chocolate molhadas no leite. Era ótimo e algumas vezes discuti esse prazer com uma ex-colega, a Mariana, que também era adepta dessa prática. Talvez em 2002 as Fominhas foram extintas pelo fabricante, a Isabela. Acho que na época eram os biscoitos mais baratos dos supermercados e seu desaparecimento fez com que eu me resignasse a comprar outros, mais caros e provavelmente não tão gostosos.

Pois qual não foi minha surpresa ao deparar-me, há algumas semanas, com as Fominhas novamente nas prateleiras do Nacional. Embalagens remodeladas, mas ainda com aqueles monstrinhos estampados. Vários sabores: chocolate, morango, doce de leite e tuti-fruti (esses dois últimos não existiam anteriormente). Não encontrando meu sabor preferido, que era de chocolate, mas com bolachas de leite, comprei as de chocolate com bolachas de chocolate também.

Não foi a melhor coisa que comi nos últimos tempos. Seu sabor meio envelhecido (característica da marca) está muito adocicado e não gostei da textura dos biscoitos. Os outros sabores nem provei, porque não me pareceram agradáveis. Além disso as embalagem carregam nas cores e nos motivos infantis, o que não me faz ter muita atração quando as vejo ali paradas, pedindo para serem consumidas.

Alguém podia fazer biscoito recheado para adultos. A Bauduco e Parmalat tentam fazer isso, com suas embalagens mais discretas, em cores agradáveis e sem bichinhos com cara de doidos. Mas só mudar o pacote não vale, tem que ter um sabor menos doce e menos artificial, que seja percebido como aquilo que é: se é de chocolate branco, que tenha gosto de chocolate branco, e não gosto de açúcar com baunilha. Não consigo mais comprar recheados com prazer, porque sei que todos me enjoam depois da terceira unidade. Quem pecisa de gosto escandaloso é criança. Quem já passou dos 18 quer algo pra se alimentar, não pra encher a barriga de corantes e emulsificantes de sabor sobressalente.

13 comentários

Comentar post