Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Sarita existiu

eu_sar2.jpg

Minha vida foi repleta de gatos. Quando pequeno, morando numa casa grande, num pátio enorme, vivia cercado de bichos: os patos, gansos, galinhas, periquitos, canários e cachorros do meu avô, e os gatos de minha vó. Em certa época, quando meu vô tinha cerca de 17 gansos barulhentos, que às vezes voavam em bando em frente a nossa casa, minha vó contabilizava 14 gatos. Eu sempre me dei bem com todos os animais e tive meus cães, coelhos e garnizés, mas talvez os gatos tenham me marcado mais, pelo simples fato de serem limpos e poder ficar dentro de casa, enquanto os cachorros estavam sempre sujos, fedendo e repletos de pulgas mal-intencionadas.

Dos gatos que já tive, talvez a mais importante tenha sido a Sarita, que nasceu quando eu tinha uns 9 anos. Era muito inteligente: conseguia fazer as 4 manobras necessárias para se abrir a porta da sala. E era meio chata também: ficava miando insistentemente atrás de mim, sempre me afofando quando vinha pro meu colo e às vezes cravando os dentes no meu queixo, possuída por alguem espírito de javali. Seu nome veio do personagem de Glória Pires em uma novela da época, O Mapa da Mina. Essa foto, comigo apertando o pescoço dela para que ficasse quieta, foi tirada por ocasião de meu aniversário de 11 anos. Na verdade, a foto foi tirada vários dias depois da festa, não lembro o porquê. Por isso estou usando uma manchada calça de moleton e não a bermudinha azul abominável que eu usei na data exata.

Sarita viveu por muitos anos.

Quando eu já não morava lá, ela sofreu uma doença, algo como um câncer no rosto: seu nariz foi desaparecendo de uma forma que devia doer muito. Não levei ao veterinário porque não tinha a mínima condição fianceira e também porque, como já não a via todo dia, dava pra não ficar muito culpado com isso - e mesmo assim eu fiquei. Além disso, as pessoas de lá (meu pai, avós etc..) nunca viram um veterinário na vida e só sabem comprar alguma injeção para tacar nos bichos. Não sei exatamente como ou quando ela morreu. Acredito que não tenha deixado descendentes, pois me lembro que ela comia seus filhotes.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.