Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Lírios emurchecidos

Se eu fosse um Verissimo, processava a RBS. Desde que soube que a nobre emissora faria adaptações de 4 livros de Erico Verissimo, numa "homenagem" aos 100 anos de seu nascimento, eu achei péssima idéia. Primeiro porque as produções da "central dramatúrgica" da RBS são, geralmente, risíveis. Segundo, porque não dá nem pra chegar perto de um livro do Erico num programete de 30 minutos.

Hoje houve a deplorável adaptação de Olhai os Lírios do Campo. Foi bem pior do que eu imaginava. Ruim, muito ruim. Não só porque transformaram a complexidade da primeira parte do livro em um banal caso de amor. Não só porque o ritmo era de um video-clipe de hard-core, não dando tempo para se entender nada da hstória, muito menos da profundidade dos personagens. Não só porque esses personagens eram rasos e mal interpretados. Não só porque o roteiro foi mal escrito. Mas porque tudo isso junto dá uma impressão terrível a quem nunca leu o livro. Quem nunca leu não sabe dos traumas de Eugênio com sua condição miserável de vida, seu pai alfaiate para quem ele vira o rosto na rua, não sabe da relação de amizade que tinha com Olívia, muito mais forte do que o amor que se descobre numa noite e "dura para sempre", não sabe da necessidade que ele tinha em ser rico e da sua relação fria com Eunice, as humilhações pelas quais ele passa, o caso que tem com Isabel, não sabe que após Olívia morrer ele vai morar na casa dela, com a filha deles, e passa a atender os pobres, vivendo modestamente mas realizado. Não sabe do Megatério, da história de racismo contra o garoto judeu, do aborto da filha de seu amigo rico.

Detestável essa idéia de "adaptar livremente" os livros do Erico. Na próxima semana será Caminhos Cruzados, que eu não li e por isso não vou ver. Os outros dois serão O Resto é Silêncio (ótimo livro - e enorme - que dá material para uma minissérie, não para um programinha na madrugada) e Noite (uma novela curta, que sempre me chamou bastante atenção pela qualidade do texto - que será completamente desprezada na RBS, obviamente). Não assistam.

1 comentário

Comentar post