Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

Violently happy

Björk é uma artista interessante. Tem mais de 40 anos, é baixinha e já ganhou a Palma de Ouro em Cannes por seu desempenho no filme Dançando no Escuro. Nasceu em um país que ninguém de nós vai conhecer e já deu um golpe de caratê numa repórter que a interpelou de surpresa no aeroporto.

Ela gravou um Acústico MTV em 1994. Visualmente é tenebroso. Não dá para esquecer seu vestidinho amarelo de menina pobre no verão. Ou a platéia apática. Ou a iluminação cafajeste. Mas também não dá para esquecer a tuba que surge de repente no meio de One Day. Ou o indiano tocando tambores enlouquecidamente. Ou o cara vestido de estrelas tocando copos com água. Ou a harpa. E o cravo. Musicalmente é rico.

Quatro anos depois, ela fez um MTV Live. Nesse, o visual é outra coisa, cheios de distorções de imagens, sobreposições, desfocos, alto-contrastes, sombras, edição muitas vezes criando um diálogo entre a cantora e os instrumentistas (dessa vez muitos violinos e arranjos eletrônicos). Perfeito. E sonoramente é ótimo, embora frio.

Um ano antes ela havia gravado Live At Shepherds Bush Empire, que é sensacional. Visualmente não há nada para se chamar a atenção especificamente, já que tem iluminação, cenários e edição de imagens muito boas, mantendo um quilíbrio interessante durante todo o show. Auditivamente falando, é fantástico, porque alia instrumentos isolados, como a bateria e o teclado, com os melhores arranjos eletrônicos que se poderia ter. E sem falar no inesquecível acordionista (ou gaiteiro, se fosse gaúcho) de camisa verde que a acompanha durante boa parte da apresentação. Tudo junto, é uma orgia musical.

cap147.jpg

Como eu não tinha nada o que fazer, separei um pedaço do DVD, cortei, exportei e estou disponibilizando um trecho de Börk cantando Isobel com o Borghetinho oriental. Aperta aqui. Pesa só dois megabytes.

1 comentário

Comentar post