Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

obnubilado

Blog que ainda existe, apesar do tempo.

A Paula é boa, a Taís é má

Gilberto Braga em entrevistas gosta de dizer que um autor se realiza mesmo é nos 15 primeiros dias de cada novela, que seriam os melhores. É quando ele tem maior liberdade para escrever e a produção é mais acurada, já que o negócio não está no ar ainda e tudo vai com calma. Depois desses 15 dias, segundo ele, a novela entra em ritmo industrial e acaba tendo que se enquadrar em padrões e modelos, para ser possível continuar durante oito meses.

Contrariando o digníssimo autor, suas duas últimas novelas não foram bem logo de início. Principalmente por serem chatas. Celebridade, de 2003, era chatíssma durante os primeiros 15 ou 20 capítulos. Mas depois entrou nos eixos e acabou sendo uma boa novela. Agora, Paraíso Tropical estava no mesmo caminho. Foi bombardeada por todos os lados com matérias falando sobre sua baixa audiência (34 ou 35 pontos de média, creio), principalmente por ser chata, de uma chatice cheia de crueldade e mocinhos murchos.

Mas, depois dos tais 15 dias ela começou a melhorar. E melhorou muito. Não digo isso porque a audiência aumentou, mas porque a novela tem um ritmo dinâmico, com bom texto, algumas grandes interpretações e personagens fortes (inclusive a Veja disse que a novela se reergueu não por causa da sua história, mas por causa da força de seus personagens).

As coisas se harmonizaram de tal forma que há pelo menos uma semana temos um capítulo ótimo todos os dias. O de ontem então, foi realmente interessantíssimo, e com uma tal junção de situações e emoções que no fim eu estava chocado por ter achado (quase) tudo tão bom.

Tenho que continuar evitando ler as manchetes nas bancas de revistas. Saber o que vai acontecer tira todo o entusiasmo.

2 comentários

Comentar post